Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lombos de coelho com carqueja

Para 2 pessoas

Ingredientes

Lombinhos de coelho
1 Cebola grande 
1 Alho francês 
1 Tomate
2 Dentes de alho 
1 Colher de chá pimentão doce 
1 Colher de chá açafrão
1 Pitada tomilho
1 Fl. louro
Pimenta q.b.
Vinho branco q.b.
 5 Cl azeite
Flor de sal q.b.
Carqueja 
Batatas 
Brócolos 
1colher de sopa de manteiga 
Leite q.b.
Preparação
No tacho coloca-se a cebola, o alho francês e o tomate cortados em rodelas;
o alho laminado, os lombinhos e os temperos (pimentão-doce, açafrão, tomilho, louro, pimenta, flor de sal e a carqueja).
Cubro os lombinhos com vinho branco e o azeite, e fica assim pelo menos umas 3 horas.
Ponho o tacho ao lume e vai estufando lentamente cerca de uma hora e meia.
Acompanho com puré.
Cozo as batatas com os brócolos, trituro, junto leite quente e manteiga;
levo ao lume envolvendo tudo. 

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: